Congresso fundador e Seminário O Estado Regulador?
As associações sindicais e sócio-profissionais que representam as carreiras dos inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) Sindicato dos Inspetores do Trabalho da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) Associação Sindical dos Funcionários da ASAE Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira do Instituto de Segurança Social (ISS) Associação dos Inspetores de Segurança Social e do Turismo de Portugal, IP, Serviço de Inspeção de Jogos (TdP-SIJ) (Associação dos Inspetores de Jogo) decidiram constituir-se em federação, visando a defesa dos seus direitos sócio-profissionais.
O Congresso Fundador decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
O dia 22 foi destinado à realização de um Seminário subordinado ao tema global O Estado Regulador em Portugal, dividindo-se nas diversas áreas de atuação das carreiras representadas.
Na sua abertura, a Presidente do SIT realçou a capacidade de serem ultrapassadas as diferenças face a uma identidade comum.
Em nome do Sindicato dos Inspetores do Trabalho, quero, antes de mais, agradecer a disponibilidade da Direção da ACT para estar presente neste Seminário.
Gostaria, igualmente, de agradecer a todos os colegas que se deslocaram para estar aqui, hoje (muitos deles levantando-se de madrugada para o efeito), bem como aos nossos convidados, oradores e moderadores que nos honram com a sua presença.
Não posso deixar, publicamente, de agradecer aos meus colegas da FNIE e, em particular, do SIT pelo seu empenho na organização do Congresso Fundador da Federação Nacional dos Inspetores do Estado e que culmina com a realização deste Seminário.
O Sindicato dos Inspetores do Trabalho, num sentimento de partilha de convicções e ideais, aderiu a este projeto que, ora, se converteu em realidade a FNIE, e que agrega um conjunto de vontades e valores que são indispensáveis ao exercício, com dignidade, da atividade profissional dos inspetores.
Para simbolizar a sua criação, resolvemos realizar este seminário, onde se demonstra que apesar das características próprias de cada entidade, é possível encontrar uma identidade comum que faz com que se esbatam as diferenças existentes entre elas. E essa identidade assenta nas mulheres e homens, inspetores, que diariamente, de forma empenhada e dedicada exercem a sua profissão, numa época de profundos constrangimentos, dificuldades e indiferença.
E quando, muitas vezes nos questionamos porquê e para quê, a resposta que deveríamos encontrar é, apesar de tudo, porque vale a pena.
E é por valer a pena e contribuirmos para fazermos desta sociedade, em crise, uma sociedade melhor, mais justa e equilibrada, que aqui estamos hoje, numa congregação de esforços, com o objetivo de valorizar os seus inspetores, porquanto são estes que têm uma missão fundamental e nuclear no âmbito do Estado Regulador, nos domínios económicos, financeiros, laborais e sociais.